quarta-feira, 20 de julho de 2011

Autódromo no Huambo?

Em finais dos anos 60, o Huambo ambicionava um autódromo. Seria uma obra polivalente, com capacidade para grandes corridas mas, acima de tudo, estruturada para as necessidades da região, com uma vertente importante como escola de pilotagem, tendo uma pista para karting.
O tempo passou e depois das guerras a ideia voltou.
À esquerda, a imagem do projecto, pela Associação dos Desportos Motorizados do Huambo, HDM.

6 comentários:

Snowmeow disse...

Sem querer ser chato, mas esse design era de uma empresa que iria fazer um autódromo em Minas Gerais, aproveitando inclusive o traçado do antigo jóquei clube (O oval). Mas, no Brasil, esporte a motor é considerado algo supérfluo, sem precisão de ser, coisa de abonados (Aqui, na opinião das massas, automobilismo = Fórmula 1 e só.), nunca será tratado a sério. Resultado, o autódromo foi cancelado, o kartódromo que já existia ao lado foi fechado, e o terreno virou um Centro Administrativo que até hoje não está erguido.
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/10/pistas-que-teriamos.html

Mas, se esse design parar em Huambo, bom também. Toda a sorte do mundo!

asperezas disse...

Tem toda a razão, snowmeow.

Helder de Sousa disse...

Acho improvável a concretização de um autódromo em Angola e menos no Huambo. Os custos seriam insuportáveis. Um exemplo: para se fazer um kartódromo, de raiz, em Angola, é preciso contar com não menos de quatro (4) milhões de dólares. Imagine-se um autódromo.
Cumprimentos aos participantes
Helder de Sousa

asperezas disse...

"Só" 4 milhões? :-o

Snowmeow disse...

Bom, eu não sei os custos em Angola, me dizem por aí que o custo de vida em Angola está subindo à estratosfera, então não sei como anda a especulação imobiliária aí, principalmente em Huambo.
Mas posso dar como exemplo daqui do Brasil, de um homem chamado Geraldo Backer (Deus o tenha), que construiu um autódromo em sua propriedade; claro, ele não fez tudo à uma só vez, mas para seu circuito de 1008m, que é pouco mais que um kartódromo, creio eu, ele deve ter gasto pouco mais de 250 mil dólares, contabilizando o total dos gastos. É um "club track", mas é uma pista que quem corre, gosta.
http://www.autodromogeraldobacker.com/p/autodromo.html

asperezas disse...

Muito interessante!
Os custos da construção civil no Brasil, são menos de metade do que os praticados na Europa. Imagine-se em Angola, onde tudo é multiplicado por 2 ou 3 ou mais...

Counter