quarta-feira, 15 de julho de 2009

da Resistência


Falta pouco mais de um mês, para a data de 23 Agosto, quando ocorre o GP Festas da Nossa Senhora do Monte, no Lubango, Huíla.


Eu creio que esta imagem de 2005 é de lá:






Na imagem com o Megane de Grupo A de Luís Gonçalves da SoEscapes vivia-se um certo renascer do automobilismo angolano, ainda no início da fase do pós "guerra civil".

Mas neste post mais atrás do Rali Imavest, aparece também Luís Gonçalves em BMW 320 classificado no 9º lugar.

Recorde-se que durante a chamada "guerra civil", a paixão pelo automobilismo levou alguns "resistentes" a manter a modalidade. Isto, é algo totalmente impensável em qualquer parte do mundo! Daí eu classificar esta fase como "resistência". Porque depois da independência, o automobilismo foi e ainda é praticamente uma actividade marginal, sem interesse do Estado (note-se que digo Estado, não Municípios como o do Lubango) sem estruturas federativas e sem uma única pista em condições aceitáveis a qualquer nível.

O Lubango, por quase não ter sofrido com esse guerra, foi um dos poucos lugares onde foi relativamente seguro correr. Tornou-se com isso, na capital actual do automobilismo em Angola.

Curiosamente, os registos mais antigos do automobilismo angolano, são precisamente os dos ralis na Huíla, no início da década de 1950.



O Megane da imagem, era excelentemente preparado aqui bem perto de Oeiras, na Carreto18 do Sr João Pais Amaral. Este meu amigo também viveu em Luanda e andou nalgumas corridas. Quando ainda era um jovem inconsciente, quis experimentar o autódromo de Luanda, ainda em obras e sem asfalto. Ele tinha um Lotus Cortina que meteu meio às escondidas no autódromo, mas que saiu de lá com grande espalhafato, tirado da escapatória de uma curva directamente para a sucata...

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